Aguarde, carregando

Como é feito o filme de poliéster
13/01/2017

Poliéster é uma categoria de polímeros que contém o grupo funcional éster na sua cadeia principal. Apesar de existirem muitos poliésteres, o substantivo masculino "poliéster" como material específico refere-se ao polietileno tereftalato (PET).

Os poliésteres incluem produtos químicos que ocorrem naturalmente, tais como a cutina presente na cutícula das plantas, e produtos químicos sintéticos obtidos por policondensação, tais como o policarbonato e polibutirato. 

Dependendo da sua estrutura química, o poliéster pode ser termoplástico ou termoendurecido, no entanto a maioria dos poliésteres comuns são termoplásticos, ou seja, a uma dada temperatura, apresenta alta viscosidade podendo ser conformado e moldado.

Tecidos e malhas feitos com fios de fibras de poliéster são usados extensivamente em confecções e têxteis-lar, de camisas e calças a casacos, chapéus, lençóis, cortinados e móveis estofados. Fibras fios e cordas de poliéster são usados em reforços para pneus, tecidos para correias transportadoras, cintos de segurança. Fibras de poliéster são usadas como material isolante e enchimento de almofadas, edredons e estofos.

Enquanto as roupas sintéticas são percepcionadas por muitos como tendo um toque menos natural em relação à roupa feita com fibras naturais, como o algodão e a lã, os tecidos de poliéster possuem vantagens específicas sobre os tecidos com fibras naturais, como resistência à ruga, durabilidade e retenção de cor. Como resultado, as fibras de poliéster são misturadas com as fibras naturais para produzir um tecido com propriedades das fibras sintéticas sem perder o toque das fibras naturais.

Os poliésteres também são usados como matéria-prima para a fabricação de garrafas de plástico, filmes, tarpaulin, canoas, ecrãs LED, hologramas, filtros, filmes dielétricos para condensadores, tinta em pó, verniz, etc.

Assim como o  verniz, aplicado à pistola, os poliésteres são usados em acabamentos em madeiras de alta qualidade para guitarras, pianos e interiores de viaturas e iates. As propriedades tixotrópicas dos poliésteres aplicáveis à pistola tornam-nos ideais para serem aplicados em madeiras de grão aberto, pois enchem rapidamente o grão, com uma espessura alta por demão. Após a cura, esses vernizes de poliéster podem ser lixados e polidos até um acabamento de alto brilho.

Os poliésteres líquidos cristalinos estão entre os primeiros polímeros de cristais líquidos usados em escala industrial. Eles são usados devido às suas propriedades mecânicas e de resistência ao calor. Essas características são importantes nas suas aplicações como selo abrasivo em motores a jato.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Poli%C3%A9ster

Outras Recentes
leia mais +

Tintas, você sabe a diferença entre elas?

Como é feito o papel 31/12/1969 O papel é um material constituído por elemento...
 Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. 31/12/1969 País terá neste sábado Dia de Mobilização para Combate ao Aedes a...
Canon cresceu na área da impressão em 2015 e prevê maior aposta no segmento empresarial 31/12/1969 A Canon é uma empresa numa posição especial pois dois dos seus segmentos mais f...
Mercado de celulose se mantém aquecido diante da crise 31/12/1969 Mais de R$ 50 bilhões devem ser investidos até 2020 em celulose no país at&eacu...
Programa Amigo da Floresta 31/12/1969 O Programa Amigo da Floresta promove o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. To...
Fespa, a feira de serigrafia agora no Brasil. 31/12/1969 Fespa Brasil. Um evento internacional em terras tupiniquins. A APS Feiras, responsável p...