Aguarde, carregando

Tintas, você sabe a diferença entre elas?
31/03/2017

Inicialmente temos que esclarecer que no mercado encontramos três tipos de Tintas para uso em impressoras Ink, são elas: Tinta CORANTE, PIGMENTADA e SUBLIMÁTICA, nominadas pelos componentes utilizados e pela tecnologia de fabricação de tinta, as diferenças são visíveis aos olhos, devido a cada coloração específica.

Tinta corante:

 Mundialmente conhecida como Dye Ink, são fabricadas a base de água, corantes, glicóis, aditivos e conservantes. São menos resistentes e tendem a borrar quando em contato com a água, porém em contato com o papel, são mais vivas e possuem uma secagem rápida.

A tinta corante tem como aplicação o uso em impressoras Inkjet. É utilizada na impressão em papéis de uso diário ou especiais e tem como finalidade promover a recarga de Cartuchos de Tinta e Sistema Bulk Ink.

Possui uma cor viva, brilhante e vibrante, pois é muito pequena para difundir a luz e sua ótima penetração na mídia se torna uma vantagem para a impressão de fotos, evitando causar variações de brilho e iluminação com aspecto artificial. Por produzir moléculas coloridas solúveis na água, os riscos de entupimento são menores.

Tinta Pigmentada:

 São fabricadas a base de água Deionizada, Pigmento, Glicóis, Trietanolamina, N-Metil-2-Pirrolidone, Aditivos e Conservantes. São mais resistentes e não borram quando em contato com a água, porém em contato com o papel tendem a ficar mais úmida e demoram a secar.

Oferece mais qualidade na impressão de textos, pois possuem menos brilho e maior resistência a água e/ou umidade, além de uma melhor fixação, mesmo que demorada. Os pigmentos não se dissolvem no meio usado pela tinta, eles permanecem suspensos na solução. Se os pigmentos assentarem durante o armazenamento, ou quando expostos a altas temperaturas, estes sedimentos podem ser formados na cabeça de impressão (circuito), com isso pode causar o entupimento. Por possuir partículas grandes, elas não penetram na maioria dos papéis fotográficos denominados como Glossy Paper.

Pode ser utilizada em papel transfer para tecidos claros ou escuros, aplicado em camisetas por prensas térmicas ou ferro de passar. Ao lavar a camiseta, a tinta não irá borrar. Possui barramento UV, o que a torna extremamente durável, com acabamento mais fosco.

Tinta Sublimática: 

São fabricadas a base de Metildietanolamina, Corantes Dispersos, Glicerina, Cloreto Dietilcarbamilo, Butildiglicol, Etilenoglicol e Benzisotiazolin. Utilizada em prensa térmica e possui  alta estabilidade, resistência à luz e fricção.

Não é uma tinta convencional, ela é diferente de todas as outras, porque não se deve imprimir em papéis fotográficos ou celulose normal A4/A3. Sua aplicação é específica para uso em papéis Matte e Sublimático. 

Tecnicamente são corantes dispersos em solução que tem a propriedade de passar do estado sólido para gasoso quando submetidos a altas temperaturas no momento da transferência. As estampas são transferidas de um papel previamente impresso, e os gases penetram nas fibras do tecido sintético que são tingidos permanentemente, através do processo de termo transferência. Pode ser transferido em porcelanas, plásticos, madeiras, tecidos com composição superior a 50% de poliéster e materiais com revestimento. 

Quando impressa em papel Matte ou Sublimático, tem acabamento fosco, cores estranhas e sem vida, mas não se assuste, somente quando é aplicada à prensa térmica que a tinta sublimática transforma-se em gás e tinge o substrato, revelando cores reais, vivas e vibrantes.

 

Outras Recentes
Como é feito o papel 31/12/1969 O papel é um material constituído por elemento...
 Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. 31/12/1969 País terá neste sábado Dia de Mobilização para Combate ao Aedes a...
Canon cresceu na área da impressão em 2015 e prevê maior aposta no segmento empresarial 31/12/1969 A Canon é uma empresa numa posição especial pois dois dos seus segmentos mais f...
Mercado de celulose se mantém aquecido diante da crise 31/12/1969 Mais de R$ 50 bilhões devem ser investidos até 2020 em celulose no país at&eacu...
Programa Amigo da Floresta 31/12/1969 O Programa Amigo da Floresta promove o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. To...
Fespa, a feira de serigrafia agora no Brasil. 31/12/1969 Fespa Brasil. Um evento internacional em terras tupiniquins. A APS Feiras, responsável p...